CGCRE Inmetro/SBM - Cursos

ACORDO DE COOPERAÇÃO - CGCRE E SBM


Esta é a plataforma de cursos elaborada pela SBM e a CGCRE – INMETRO, para oferta de cursos, conforme estabelecido no Acordo de Cooperação Técnica assinado entre as instituições.




ABNT NBR ISO 10012 - Sistemas de gestão de medição - Requisitos para os processos de medição e equipamento de medição

Sample image

Modalidade

Curso a distância (EAD)
Com certificado

Carga horária

16 h

Investimento

R$ 231,84 para Associado*

R$ 289,80 para Não Associado

Próximas Turmas

06/05/2024 à 16/05/2024
15/07/2024 à 27/07/2024
07/10/2024 à 17/10/2024

AULA 1: CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Objetivo e Campo de Aplicação Referencias Normativas Termos e Definições Requisitos Gerais Responsabilidade da direção Função metrológica Foco no cliente Objetivos da qualidade Análise crítica pela direção

AULA 2: GESTÃO DE RECURSOS

Gestão de recursos Recursos humanos Recursos de informação Recursos materiais Fornecedores externos

AULA 3: COMPROVAÇÃO METROLÓGICA

Comprovação metrológica e realização do processo de medição Comprovação metrológica Processo de medição Incerteza de medição e rastreabilidade

AULA 4: AUDITORIA E MONITORAMENTO

Análise e melhoria do sistema de gestão de medição Generalidades Auditoria e monitoramento Controle de não-conformidades Melhoria


Ementa

O curso foi desenvolvido para profissionais de nível superior ou técnicos de nível médio envolvidos com instrumentos de medição, tanto em atividades industriais quanto na prestação de serviços de medição ou em laboratórios de controle da qualidade, de calibração ou de ensaios.

A Norma ABNT NBR ISO 10012 trata do sistema de gestão da medição e sua importância na qualidade final do produto.

Segundo a própria norma: “Um sistema de gestão de medição eficaz assegura que o equipamento de medição e os processos de medição são adequados para seu uso pretendido e é importante para atingir os objetivos da qualidade do produto e gerenciar o risco de resultado de medição incorreta. O objetivo de um sistema de gestão de medição é gerenciar o risco de que o equipamento de medição e os processos de medição possam produzir resultados incorretos afetando a qualidade dos produtos de uma organização. Os métodos usados para o sistema de gestão de medição variam da verificação básica do equipamento à aplicação de técnicas estatísticas no controle do processo de medição.”

Com base nisso, desenvolvemos um curso que irá apresentar os conceitos fundamentais que envolvem o sistema de gestão de medição e auxiliam na melhoria contínua das atividades de medição e a qualidade de produtos.

Público Alvo

O curso foi desenvolvido para profissionais de nível superior ou técnicos de nível médio envolvidos com instrumentos de medição, tanto em atividades industriais quanto na prestação de serviços de medição ou em laboratórios de controle da qualidade, de calibração ou de ensaios.

Atenção! O Curso é apenas uma etapa, ou seja, ele não garante seleção para Cgcre. A seleção dos candidatos será realizada, posteriormente, pela Divisão de Capacitação em Acreditação (Dicap) da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre).

Objetivo Geral

Apresentar os conceitos fundamentais que envolvem o sistema de gestão de medição, melhorando assim as atividades de medição e a qualidade de produtos.

Agenda Completa
  • 06/05/2024 à 16/05/2024
  • 15/07/2024 à 27/07/2024
  • 07/10/2024 à 17/10/2024

Informações gerais

As informações sobre o acesso ao curso serão disponibilizadas sempre, um dia útil antes da data agendada para seu início e, somente após a confirmação do pagamento.

O ambiente do curso e seu material ficam disponíveis 24 horas por dia, durante o período de acesso selecionado durante a inscrição. A avaliação é liberada assim que todas as aulas e atividades forem realizadas.

Após o término do curso o ambiente virtual de aprendizagem ficará disponível por mais 10 dias corridos, para consulta e emissão de certificado.

Caso você seja servidor do Inmetro, sua inscrição só será confirmada mediante ao fechamento da turma e autorização da COGEP.

Caso o curso não atinja o número mínimo de participantes, ele poderá ser adiado ou ainda cancelado.

Após realizar a inscrição no site, o setor financeiro encaminhará um e-mail com a cobrança, de acordo com a forma de pagamento selecionada, para que você possa efetivar sua inscrição.

* O valor de associado é válido apenas para os associados da Sociedade Brasileira de Metrologia, que estiverem em dia com as suas anuidades.

Acesso ao Curso

Já é aluno? Clique aqui para acessar:

 


Inmetro/SBM - Cursos