Modalidade
Curso a distância (EAD)
Com certificado
Carga horária
16 h
Investimento
R$ 231,84 para Associado*
R$ 289,80 para Não Associado
Introdução Referências normativas Conceitos, definições e termos associados relacionados a estatística, metrologia e avaliação da conformidade ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 - Requisitos com declarações da conformidade Análise de certificados de calibração e de ensaios: parâmetros metrológicos
Incerteza de medição e risco de decisão Erro tipo I (alfa) e erro tipo II (beta) Abordagem para um procedimento de avaliação da conformidade Tolerância e incerteza de medição Valores aceitáveis e não aceitáveis: intervalos de tolerância Exemplos de limites de tolerância Intervalo de tolerância unilateral com a curva normal Limite único de tolerância inferior e Limite único de tolerância superior
Abordagem geral com limites únicos de tolerância Intervalo bilateral de tolerância com a curva normal Bandas de guarda Regras de decisão Tolerância única sem e com banda de guarda Intervalo de tolerância sem e com banda de guarda Aceitação e rejeição na banda de guarda
Risco do produtor e risco do consumidor Considerando a incerteza de medição De forma direta e indireta Especificação x risco global em calibração Risco de aceitar ou rejeitar o Falso Fluxograma para seleção da regra de decisão Documentação da regra de decisão Checklist para verificação de atendimento aos requisitos de avaliação da conformidade da ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017
Avaliação da conformidade é qualquer atividade realizada para determinar, direta ou indiretamente, se um produto, processo, sistema, pessoa ou organismo atende aos padrões relevantes e cumpre os requisitos especificados.
As diretrizes para verificar a conformidade com os limites especificados, no caso em que uma variável é medida, é comparado com um intervalo de tolerância.
Na avaliação da conformidade, um resultado de medição é usado para decidir se uma variável de interesse está em conformidade com um determinado requerimento. A variável pode ser:
As variáveis de interesse, assumem valores dentro de limites de tolerância que definem um intervalo de valores permitidos, chamado de intervalo de tolerância, de uma propriedade mensurável.
Se o verdadeiro valor da variável analisada estiver dentro do intervalo de tolerância, ela é considerada conforme, caso contrário, não conforme.
Este curso, constrói, juntamente com o aluno, os conceitos e procedimentos gerais para decidir a conformidade com base nos resultados de medição, reconhecendo o papel central da incerteza de medição na tomada de decisão para aprovar ou reprovar o produto e/ou processo de medição.
O curso foi desenvolvido para profissionais de nível superior ou técnicos de nível médio, que tenham interesse em conhecer a incerteza de medição e sua aplicação na avaliação da conformidade de laboratórios.
Atenção! O Curso é apenas uma etapa, ou seja, ele não garante seleção para Cgcre. A seleção dos candidatos será realizada, posteriormente, pela Divisão de Capacitação em Acreditação (Dicap) da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre).
Apresentar os conceitos fundamentais do papel da incerteza de medição na avaliação da conformidade, de forma a habilitar o aluno a validar seus resultados de medição quando confrontados com as especificações do produto, processo ou sistema de medição.